sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Projeto do Outro



O projeto “Esculturas em Argila no Balanço do Stop Motion”, de autoria da colega Sâmea Cristina, apresenta uma linguagem artística que desperta a criatividade dos alunos, fazendo com que os mesmo se sintam motivados em desenvolver ainda mais seu potencial criativo, possibilitando troca de conhecimentos muito significativa entre os alunos e a professora. O local que a colega Sâmea escolheu para a aplicação/desenvolvimento do seu Projeto foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guttemberg Modesto da Costa, com alunos de uma turma de EJA do 2º Segmento (do 6º ao 9º Ano) – I Módulo, onde a mesma trabalha.
A colega Sâmea, percebeu a necessidade de inserir nas aulas de Artes algo novo para seus alunos.
            Durante a apresentação que a colega nos fez, na semana XIV, no decorrer das apresentações dos projetos, em nosso polo de apoio presencial.  A mesma falou que: A execução do seu projeto oportunizou o contato dos alunos com prática artística de escultura em argila, e o uso das tecnologias para a publicação dos trabalhos. Essas atividades devem ser constantes em uma área que precisa acordar e estimular a expressão do aluno, e por fim, abarcar seus conhecimentos prévios e conhecimentos do seu dia-a-dia.
            Segundo a colega. "A turma demonstrou muita atenção durante o contato com a teoria e desejo de participar das práticas, ou seja, da parte prática. Tanto que, no momento de desenvolverem as esculturas em argila, a aula se transformou em um momento único e prazeroso, onde os alunos puderam colocar “a mão na massa”, saindo da teoria, e partindo para prática, os mesmos/alunos, puderam expor o seu intimo criativo em suas esculturas/obras".
            A colega finalizou sua apresentação dizendo. “Finalizei este projeto com muita alegria, pois notei que os alunos continuam motivados a querer sempre unir qualquer linguagem da Arte com as mais diversas áreas do conhecimento, em especial a tecnologia - programas de animação, pois segundo eles, a interdisciplinaridade entre a Arte e alguma área do conhecimento, seja ela qual for. É uma forma de adquirir novos conhecimentos de maneira quantitativa e qualitativa, no processo de ensino-aprendizagem deles”.



           
              Abaixo segue imagens da Execução do Projeto da colega Sâmea.

           


                                           Os alunos no laboratório de Informática
                Os lunos produzindo suas esculturas em argila, na sala de aula

        Foto da Colega Sâmea apresentando o Projeto em nosso polo de apoio presencial para seus colegas de turma e a tutora presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário